Quando: 19 de Maio

Horário: 9h às 12h – 14h às 17h

Ministrante: 

ANDERSON BORGES GONÇALVES, Gaúcho de Santa Maria. 

Formado em magistério (2005) e pedagogia (2009), atuou como professor em educação infantil entre 2003 e 2009. A sua participação em teatro iniciou no Tipie do Instituto de Educação. Em 2008, juntamente com Carmen Lima, funda o grupo Trupi di Trapu – teatro de bonecos comprometido com a pesquisa e criação de espetáculos teatrais na linguagem dos bonecos. É o coordenador do grupo responsável pela  direção, produção, criação de roteiros e confecção de bonecos e cenários.

Objetivo Geral: 

Despertar a consciência da importância do reaproveitamento de materiais descartáveis no fazer artístico como forma de diminuir a degradação da natureza, sensibilizando os oficinandos a difundir a prática de cuidados com o meio ambiente em sala de aula. Usando para isso a magia universal do teatro de bonecos e sua capacidade de integrar as pessoas facilitando suas comunicações.

Objetivos específicos:  

Proporcionar aos educadores e profissionais ligados à educação conhecer mais sobre a arte do teatro de bonecos e seus princípios básicos para aplicabilidade em sala de aula;

Compreender e aplicar princípios básicos do teatro de animação (postura, foco, eixo relação ator/boneco).

Ampliar o senso artístico e estético através da composição de figurino e pintura do boneco;

Metodologia:

1º momento: descrição histórica do teatro de bonecos com exemplificação de algumas formas animadas (bonecos de luva, marotes, bonecos de bocão, sombras, bonecos de mesa, entre outros) seguido de demonstração de bonecos feitos com materiais diversos. Breve comentário sobre como proceder com os alunos na exploração física do material que será utilizado na confecção dos bonecos (jornal e embalagens descartáveis). Jogos de dar outras funções ao material, ex: pegar uma embalagem de papelão e transformá-la em um objeto que se usa no banheiro.

Explorar com o corpo a textura e densidade do material, ex: dançar com uma folha de jornal na cabeça, dançar equilibrando em um pé, nas costas. Soprar a folha, amassar a folha e fazer uma bola jogar em duplas, trios…

2º momento: confecção dos bonecos e figurinos.

3º momento: aplicação das técnicas básicas de animação. Criação de pequenos esquetes. Pequena apresentação dos trabalhos.
Conclusão da proposta:

Realização de uma pequena apresentação dos esquetes elaborados.

Avaliação: 

A avaliação se dará através da observação do nível de interesse de cada aluno nas distintas fases da oficina: confecção, jogos e exercícios de animação e apresentação, bem como o empenho e dedicação de cada oficinando na conclusão de seu trabalho. As impressões observadas serão detalhadas em um relatório acompanhado de fotos do processo.

Observações: 

A ideia dessa oficina nasceu da necessidade de se dar continuidade e ampliar o alcance do projeto SUSTENTAÇÃO –Mostra Sustentável de Teatro de Bonecos de Porto Alegre, que neste ano vai para sua 3ª edição e que tem como base a disseminação dos ideais dos três R’s: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar, usando o teatro de bonecos como catalizador dessas atividades, já que é uma expressão artística das mais completas e em acordo com as propostas de sustentabilidade ambiental, emocional e social. Seria interessante também se os alunos da oficina se sentissem motivados a mostrar um pouco do trabalho desenvolvido durante o evento que acontece em junhoem Porto Alegre.

Material necessário: cada oficinando deve trazer: dois rolinhos de papel higiênico (sem papel).

Uma tesoura sem ponta;

Tecidos e restos de lã e/ou EVA;

Botões, tampinhas de todos os tipos e formatos, miçangas, etc;

Duas folhas de jornal;

Uma embalagem de papelão vazia e limpa.

 Material permanente:

Cola branca: Preferencialmente tubos de1 kg(marca POLYCOL EXTRA);

Tinta para pintura (aqui o ideal seria um galão de vinte litros de tinta branca PVA e tubos de corantes em cores variadas para mesclar);

Cola quente (1 acada 2 alunos).

Quando: 19 de Maio

Horário: 9h às 12h – 14h às 17h

Investimento: R$ 60,00

Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s